terça-feira, 3 de maio de 2011

Pessoas importantes para os Surdos

Eis algumas personalidades marcantes dentro da comunidade Surda:

Pedro Ponce de Leon


Pedro Ponce de Leon foi o primeiro homem a fundar uma Escola para Surdos, em Madrid.
Desenvolveu um alfabeto gestual que ajudava os Surdos a soletrar as palavras (há quem defenda a ideia de que esse alfabeto manual foi baseado nos gestos criados por monges, que comunicavam entre si desta maneira pelo facto de terem feito voto de silêncio).





Charles L'Épée

 

Charles Michel de L'Épée, nascido em 1712, foi o fundador da primeira Escola de Surdos do mundo: o Instituto Nacional de SUrdos-Mudos em Paris.
Para o abade, o essencial da educação de surdos era a possibilidade que tinham de aprender a ler e a escrever através da língua de sinais, pois essa era a forma natural que possuíam para expressar as idéias.





Edward Gallaudet

Edward Miner Gallaudet participou da fundação do primeiro colégio universitário para Surdos, que em honra do seu pai foi chamado Gallaudet School.
Esta instituição, fundada em 1857, deu origem à Universidade Gallaudet, localizada na cidade de Washington DC, e é hoje a única instituição de estudos superiores do mundo para pessoas surdas.
A língua oficial da universidade é a ALS (American Sign Language).




Emmanuelle Laborit


Emmanuele Laborit nasceu Surda a 18 de Outubro de 1971 e só conheceu a língua gestual aos 7 anos.
Escreveu um livro autobiográfico, "O Grito da Gaivota”, onde retrata as suas lembranças de infância, a sua adolescência difícil e o início da sua idade adulta autónoma.
É uma conhecida actriz francesa e directora do Teatro Visual Internacional.






Marlee Matlin


Marlee Matlin nasceu no Ilinois a 24 de Agosto de 1965.
Esta actriz surda americana ganhou o Globo de Ouro pela participação no filme Filhos de um Deus Menor.