terça-feira, 3 de maio de 2011

Intérprete de Língua Gestual Portuguesa

O intérprete contribui para que “o surdo ouça com os olhos e fale com as mãos”
(Jerónimo Cardan, séc. XVI).

As Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa a trabalhar na nossa escola escreveram um pequeno texto onde explicam o seu trabalho com professores e alunos.

 Quais as funções do Intérprete de L.G.P? 

ü  O intérprete de L.G.P funciona como um elo de ligação entre a comunidade Surda e a comunidade Ouvinte, de modo a que estas possam comunicar tudo aquilo que desejam.
ü  Este profissional transpõe um discurso emitido oralmente para Língua Gestual e vice-versa, assegurando a comunicação entre as pessoas surdas e ouvintes.
ü  O intérprete permite a integração das pessoas surdas na sociedade, contribuindo para que estas tenham acesso às diferentes informações que as rodeiam.
ü  É fundamental para o Intérprete de L.G.P o contacto permanente com a cultura e comunidade surdas, para que assim possa aperfeiçoar os seus conhecimentos.
ü  O Interprete de L.G.P contribui assim, para a integração/inclusão dos alunos surdos, assumindo um papel de grande importância no contexto educativo.
ü  A lei N°89/99, de 5 de Junho define as condições de acesso e exercício da actividade de intérprete de Língua Gestual Portuguesa.