quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Língua Gestual não é universal!
Cada país, por vezes cada região, tem uma língua gestual própria, testemunha de uma cultura e dos modos de vida que são exclusivos da comunidade surda desse país ou região. Assim, em Portugal temos a Língua Gestual Portuguesa (LGP); em França encontramos a Langue des Signes Française (LSF); no Brasil existe a Língua de Sinais; na Inglaterra a British Sign Language (BSL); nos Estados Unidos da América fala-se a American Sign Language (ASL).
Em 1988, o Parlamento Europeu reconheceu as Línguas Gestuais dos países membros como sendo as Línguas das suas Comunidades Surdas e solicitou que cada Estado membro do Conselho da Europa reconheça a sua Língua Gestual.
Em Portugal, a Língua Gestual foi consagrada na Constituição, em Setembro de 1997, no art. nº 74, parágrafo 2º, alínea h) que refere o dever do Estado “proteger e valorizar a LGP, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades”.
Depois de já termos aqui exposto o alfabeto em LGP, apresentamos agora o alfabeto gestual americano – American Sign Language.