quinta-feira, 24 de março de 2011

Orientações para o trabalho com alunos surdos

A falta de audição no aluno proporciona alterações na linguagem oral e escrita que deverão ser consideradas. Neste sentido, também as estratégias utilizadas deverão ser diferenciadas dos demais alunos.
Assim, o professor deve:
v Observar se o aluno surdo está atento antes de iniciar a comunicação oral com ele, caso contrário será necessário chamar a sua atenção, tocando-o levemente no ombro;
v Reforçar a importância do uso do aparelho auditivo nas aulas, para facilitar a aprendizagem do discente surdo;
v Colocar o aluno surdo na primeira carteira e de preferência numa das filas do meio;
v Explanar as matérias tendo o cuidado de estar sempre de frente para o aluno surdo, falando nem muito rápido nem muito devagar, com movimentos labiais adequados e articulando corretamente os fonemas. Não deve caminhar na sala enquanto realiza explicações;
v Usar materiais concretos, visuais, que facilitem a aprendizagem, como cartazes, gravuras, fotos, apresentações em power-point, vídeos, etc. É necessário ter em conta que, ao utilizar recursos áudio-visuais (vídeo, DVD), estes deverão ser legendados, uma vez que o aluno surdo não apresenta percepção auditiva necessitando exclusivamente de apoio visual. Caso estes recursos não possam ser legendados deverá ser feito um resumo escrito do filme e/ ou documentário para ser entregue ao aluno;
v Sublinhar palavras-chave ou conceitos importantes;
v Resumir o assunto com os dados essenciais em frases curtas;
v Destacar o verbo das frases, podendo ser necessário ensinar-lhes o seu significado;
v Facultar o uso do dicionário;
v Elaborar provas com:
- um vocabulário simples e claro;
- sinónimos de palavras;
- perguntas sucintas e objetivas.